img imprensa1

Acordo de cooperação HCFMUSP-Justiça Federal vai beneficiar a sociedade

acordo jfO Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Justiça Federal firmaram, na sexta-feira (18 de maio), acordo de cooperação, cujo objetivo é viabilizar a execução de penas e de medidas alternativas, por meio da prestação de serviços à comunidade.

Também foi assinado um Plano de Trabalho, que levará em conta o perfil da escolaridade e experiência profissional daqueles que irão cumprir suas penas, definidas em sentenças da Justiça Federal, sob a forma de serviços comunitários em unidades do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Assinaram os documentos: o Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior e o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira.

Pela Justiça Federal, firmaram o acordo e o Plano de Trabalho: a Coordenadora do Fórum Criminal, Juíza Federal Drª. Louise Vilela Leite Figueiras Borer e o Coordenador-Geral da Central de Penas e Medidas Alternativas da 1ª Subsecção da Seção Judiciária de São Paulo, Juiz Federal Alessandro Diaféria.

O Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior destacou o aspecto da reinserção social e a contribuição da Instituição HCFMUSP para a sociedade. Por sua vez, o Juiz Federal Alessandro Diaféria definiu: “É uma parceria histórica. A FMUSP e o HCFMUSP são instituições relevantes e de credibilidade que farão parte fundamental deste projeto de reinserção”.

A Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal fará entrevistas psicológicas e de assistência social, avaliando o perfil da pessoa com base na escolaridade, experiência profissional, localização de residência e também em relação ao interesse de que deve cumprir sua pena na prestação de serviços comunitários.

Também presentes à solenidade - realizada na Diretoria da FMUSP – a Diretora Clínica do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Diretor-Geral da Fundação Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes; o Coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas do HCFMUSP, José Luís de Lira; a representante do Núcleo Especializado em Direito, Drª. Jandira Ficher, além de outras autoridades da Justiça Federal.