img imprensa1

Colaboradores se reúnem em evento “ICESP 10 Anos de Conquistas”

Colaboradores se reúnem em evento ICESP 10 Anos de Conquistas

O encontro de encerramento do ano “ICESP 10 Anos de Conquistas” reuniu colaboradores, médicos, professores, representantes do Hospital das Clínicas (HC) e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em uma apresentação realizada pela Diretora Executiva do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Joyce Chacon, que fez o balanço de uma década de conquistas e desafios vividos dentro da Instituição.

Entre os temas abordados no encontro, um levantamento do número de colaboradores foi mostrado, totalizando hoje 4.837. Pacientes atendidos até 2018 são mais de 100 mil. Outra curiosidade apresentada foi sobre a quantidade de pessoas que circulam pelo Instituto diariamente, o número gira em torno de 10 mil.

Foi apresentada, também, uma série de informações sobre os resultados alcançados na área do ensino, da pesquisa, assistência, prêmios obtidos, reconhecimentos na área da sustentabilidade, as perspectivas do planejamento estratégico institucional, reformas estruturais concretizadas, além de uma retrospectiva dos principais destaques de cada ano, desde a abertura do ICESP.

“O objetivo desta apresentação é reconhecer e agradecer cada profissional. O que faz do ICESP uma Instituição diferente são justamente as pessoas que trabalham aqui. Cada um é parte fundamental do que somos hoje e do que conquistamos ao longo desses anos” conclui a Diretora.

Aproveitando o encontro, Joyce falou sobre os livros da “Série Oncologia do Instituto do Câncer” que, em parceria com a Editora Atheneu, contará ainda com uma plataforma de ensino online. Ela explica que os cursos estarão atrelados aos manuais que já foram elaborados, com a missão de disseminar o conhecimento e o que já é praticado dentro do Instituto. Outro resultado da parceria com a Editora Atheneu é o lançamento do livro comemorativo de 10 anos do hospital, que conta a trajetória do Instituto desde a sua inauguração, em maio de 2018.

O Diretor-geral, Prof. Dr. Paulo Hoff, recebeu uma homenagem e, em seguida, fez um discurso de agradecimento, contando um pouco da história de como o ICESP nasceu. “Raramente você tem a oportunidade de participar da construção de um sonho. Tivemos a chance, 10 anos atrás, de fazer algo diferente. Podemos dizer que a nossa pesquisa clínica é hoje a mais bem organizada do Brasil, no volume de quantidade e qualidade”, afirma.

“Se hoje temos um tripé bem consolidado em ensino, pesquisa e assistência, somos reconhecidos internacionalmente e temos a aprovação de nossos pacientes é porque cada pessoa que trabalha aqui fez isso ser viável. Somos prova de que é possível oferecer tratamento oncológico de qualidade, com bom atendimento dentro do SUS, em nosso País”, finaliza.

O Prof. Dr. Roger Chammas, Presidente do Conselho Diretor do ICESP e coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO), também recebeu uma homenagem e encerrou o encontro com um discurso, reforçando alguns valores primordiais do Instituto. Chammas lembrou sobre a importância da gestão em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina (FFM), o que propiciou, segundo ele, a diferença que o ensino e a pesquisa representam no amadurecimento do hospital.

“Não imaginava aprender e viver coisas de maneira tão intensa e gostosa. Sempre buscamos a excelência, um dos valores da nossa Instituição, e hoje somos uma referência, vocês fazem parte disso comigo. Tivemos 96% de taxa de aprovação de nossos pacientes, isso é resultado da liderança, que valorizou o que realmente deveria, é reflexo do trabalho de cada colaborador, que faz a assistência e o cuidado humanizado ser algo possível. Obrigado por sonharmos juntos e tornar o sonho em uma realidade. É uma honra trabalhar com cada um de vocês”, declara.