Comissão Bioética - CoBi

Comissão de Bioética do HCFMUSP - CoBi

Dr. Chin An Lin - Presidente
E-mail: marlene.souza@hc.fm.usp.br

"Bioética é a área de conhecimento voltada para a reflexão e discussão dos valores inerentes à vida e saúde humana"

A Comissão de Bioética - CoBi, do HCFMUSP, foi criada em 21 de maio de 1996, sendo composta por profissionais do Hospital e membros da sociedade civil.

Normas e Regulamentos

Termo de Responsabilidade para Atendimento a Criança e ao Adolescente

Termo de Alta a Pedido do Paciente (Download do Arquivo: altaapedido.doc)

Termo de Responsabilidade Geral para Pacientes Maiores e Capazes

Termo de Esclarecimento Geral sobre Procedimentos a serem realizados pela Equipe de Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP

Pareceres

Grupos de Trabalho

Grupo de Trabalho Testemunha de Jeová

Comissão
Pareceres

Grupo de Trabalho Pacientes Terminais - HUMANO

Comissão

Artigos

FUNDAMENTOS CURRICULARES DO APRENDIZADO SOBRE VALVOPATIA PELO RESIDENTE DE MEDICINA
Antonio Sergio de Santis Andrade Lopes
Tarso Augusto Duenhas Accorsi

A DENSIDADE DE SABERES DISCIPLINARES MOTIVADA PELA HISTÓRIA NATURAL DE VALVOPATIAS
Tarso Augusto Duenhas Accorsi

O EDUCADOR DA BEIRA DE LEITO E A RESIDÊNCIA MÉDICA
Antonio Sergio de Santis Andrade Lopes

ACERCA DA BIOÉTICA DA BEIRA DO LEITO

ACASO DA BEIRA DO LEITO, CAUSO DA BIOÉTICA

SIM NÃO

MORRER BEM EQUIPADO
Pe. Anísio Baldessin

BIOÉTICA E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Profª Elma Zoboli

A VIOLÊNCIA E O FRÁGIL ARGUMENTO DA TOLERÂNCIA: OS LIMITES DA TOLERÂNCIA
Prof. Claudio Cohen

UM CONTRATO EM ELABORAÇÃO CONSTANTE COM LÁPIS E BORRACHA

ADESÃO À ANTICOAGULAÇÃO ORAL. O SOCIAL E A BIOÉTICA

HUMANIZAÇÃO, LIMITES E IMAGINAÇÃO
Prof. Claudio Cohen

NÃO MALEFICÊNCIA ... PARA O MÉDICO

FALO OU NÃO FALO ?
Prof. Max Grinberg

"TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, UM CATALISADOR BIOÉTICO"
Prof. Max Grinberg

"BIOÉTICA E SEXUALIDADE NAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS"
Prof. Claudio Cohen

"BIOÉTICA--- NÃO CHEGUE À BEIRA DO LEITO SEM ELA"
Prof. Max Grinberg

"É O PROFISSIONAL DE SAÚDE "DONO" DE SEUS PACIENTES?"
Dr. José Carlos Ramos Castillo

Normas para participação na Comissão de Bioética

Norma para participação na Comissão de Bioética do HCFMUSP e FMUSP.
Aprovado: sessão de 27 de novembro de 2003.

A Comissão de Bioética do HC/FMUSP, tendo em vista a repercussão dos seus trabalhos na Comunidade, vêm recebendo pedidos de profissionais que se mostram interessados em participar das reuniões. Entretanto, há de se distinguir diferentes categoria:

Membros – Indicados conforme Regimento Interno, tendo assento permanente e com direito a voto.

Convidados especiais – Aqueles que pela sua atuação profissional e especialização tragam contribuição nas discussões das questões bioéticas. Podem pertencer ao Corpo Funcional do Hospital da Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP ou de órgãos externos. Após análise de currículo e das pretensões, mediante autorização da Diretoria Clínica por proposta do Presidente da CoBi, poderão participar de todas as reuniões e colaborar nos pareceres.

Convidados em caráter excepcional – Dependendo da questão a ser tratada, a critério da CoBi, profissionais especializados poderão participar de determinadas reuniões, dependendo de convocação.

Visitantes – Após análise do currículo, da intenção e com autorização da CoBi poderá participar da reunião previamente agendada.

Nota

01. Em todas as categorias deve-se primar pela salvaguarda do sigilo, confidencialidade e da imagem da Instituição e das pessoas envolvidas nas questões bioéticas sob discussão na CoBi.

02. O Visitante deverá assinar o Termo de Confidenciabilidade antes de começar a reunião.

Tel.: (0xx11) 2661.6431 / 2661.4263 / FAX: 2661.6492