Certificações - Acreditações

Certificações - Acreditações 

Durante anos o modelo de excelência da gestão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP foi baseado nos critérios e ferramentas do Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), sob a avaliação do Prêmio Nacional da Gestão em Saúde (PNGS). Desde 2011, essa cultura da qualidade foi fortalecida dentro do modelo de gestão “Brilho nos Olhos”.

Em 2012, com o intuito de consolidar a gestão da qualidade em âmbito corporativo, optou-se pela certificação seguindo a metodologia de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). As ações baseadas nessa metodologia impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados, por meio de boas práticas que vêm sendo desenvolvidas com a implantação do trabalho e interação entre equipes; a partir do remodelamento dos processos e utilização de ferramentas de qualidade. Estas estratégias visam aprimorar as diretrizes e cultura do HCFMUSP.

Esse movimento em busca da qualidade propiciou mudanças fundamentais nos institutos e unidades que compõem o HCFMUSP, uma vez que a valorização dos indivíduos e a atenção às relações sociais tornaram-se imprescindíveis para a aquisição da segurança. Nesse cenário, os profissionais da saúde emergem como o cerne da política de qualidade, tendo papel essencial na garantia e na manutenção dos processos. Por meio do compromisso com a política da qualidade estabelecida pela organização, os profissionais se engajam e reforçam a cultura de melhoria centrada no paciente e na determinação de executar serviços que atendem aos requisitos da ONA de forma segura e com excelência.

Linha do tempo

2013

- Instituto de Psiquiatria / Instituto da Criança e Instituto de Radiologia | Acreditado Nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação - ONA. 

- Instituto de Medicina e Reabilitação / Instituto do Câncer do Estado de São Paulo |Acreditado pelo Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities – CARF.

- Instituto do Câncer do Estado de São Paulo |Acreditado pela Joint Commission International –JCI.

 

2015 

- Instituto Central / Instituto do Coração / Instituto de Ortopedia e Traumatologia |Acreditado Nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação- ONA. (08/01/2015)

- O Instituto de Ortopedia e Traumatologia apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. – Acreditado Nível 1 ONA (08/01/2015)

- Instituto Central / Instituto do Coração | Certificado – Selo Hospital Amigo do Idoso na categoria Inicial pela Secretária do Estado de São Paulo. 

- Instituto do Câncer do Estado de São Paulo| Certificado – Selo Hospital Amigo do Idoso na categoria Intermediário pela Secretária do Estado de São Paulo. 

- Hospital Auxiliar de Suzano | Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde – IBES realizou avaliação de “Diagnóstico Organizacional” através da metodologia Organização Nacional de Acreditação – ONA.

- O Hospital está se preparando para receber a visita de avaliação de Acreditação por uma Instituição Acreditadora Credenciada – IAC, por meio da metodologia ONA.

- Os Institutos Central e do Coração apresentaram ações efetivas e integradas, garantindo a segurança no envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e uma nova postura diante do envelhecimento. – Acreditado Nível 1 ONA (08/01/2015)

 

2016

- Instituto de Radiologia / Instituto da Criança (11/01/2016) / Instituto de Psiquiatria (30/03/2016) | Acreditado Nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação- ONA. 

 

Selo Hospital Amigo do Idoso 

O objetivo da iniciativa é identificar as ações que possam, além de incorporar maior qualidade e eficiência no atendimento dos idosos, priorizar os aspectos de segurança e conforto necessários ao bom atendimento da população acima dos 60 anos de idade em hospitais públicos ou particulares. 

Organização Nacional de Acreditação| Nível 1 e 2

Os Institutos atenderam os critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, aspectos estruturais e assistenciais incluindo gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Joint Commission International 

O Instituto trabalhou na melhoria constante atendendo o cumprimento dos requisitos incorporados pelas pessoas, nos procedimentos, na operação, criando uma cultura institucional. 

Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities

O Instituto atendeu o cumprimento dos requisitos nos critérios administrativos e assistenciais, entre eles: o desenvolvimento de programa de treinamento com foco na saúde e na segurança, desenvolvimento de novas metodologias, ferramentas e indicadores de avalição dos resultados permitindo que os pacientes e profissionais acompanhem o desempenho da Instituição, entre outras ações.

 “Institutos”

O Instituto de Psiquiatria apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2013 – Acreditado ONA Nível 1 

O Instituto da Criança apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2013 – Acreditado ONA Nível 1

O Instituto da Criança além de atender aos critérios de segurança, apresentou gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. (homologação em Jan/2016- Acreditado Pleno – Nível 2 ONA)

O Instituto de Radiologia apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2013 – Acreditado ONA Nível 1.

O Instituto de Radiologia além de atender aos critérios de segurança, apresentou gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Maio/2015 - Acreditado Pleno – Nível 2 ONA

O Instituto Central apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2014 – Acreditado Nível 1 ONA

O Instituto do Coração apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2014 – Acreditado Nível 1 ONA

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo apresentou melhoria continua nos processos de cuidado ao paciente, infraestrutura do ambiente assistencial, direito e deveres dos pacientes, tratamento e prontuário do paciente, manutenção dos equipamentos, treinamentos dos profissionais, gerenciamento de catástrofes e controle de infecção hospitalar, garantindo a criação da cultura de segurança e qualidade. – Jul/2014 – JCI: Joint Commission International

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo apresentou processos adequados, garantindo a segurança e aprimorando a qualidade nos atendimentos e propiciando a melhoria na qualidade de vida à pessoa com deficiência. Dez/2014 - CARF: Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities

O Instituto de Medicina e Reabilitação apresentou melhorias em sua estrutura física e em seus processos assistenciais e administrativos, garantindo a segurança e aprimorando a qualidade nos atendimentos e propiciando a melhoria na qualidade de vida à pessoa com deficiência. Nov/2014 - CARF: Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities 

 

 

DIVISÃO DE LABORATÓRIO CENTRAL – Instituto Central – HCFMUSP

2013 - Re-Acreditação no Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial - SBPC/ML no Laboratório Central–DLC ICHCFMUSP – Março de 2013. 

2012 - 6º Recertificação pela versão da norma NBR ISO 9001:2008 do Laboratório Central ICHC FMUSP do Sistema Integrado de Gestão – SIG, organismo certificador Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV / IQNET, em 01/06/2012.

2012 - Re-Certificação OHSAS 18001:2007, em 01/06/2012, ao Laboratório Central ICHC FMUSP, pelo Sistema de Gerenciamento de Segurança e Saúde Ocupacional, certificado este conferido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV/ IQNET.

2012 - Re-Certificação NBR ISO 14001:2004 Gestão Ambiental ao Laboratório Central ICHC FMUSP, em 01/06/2012, pelo organismo certificador Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV / IQNET 

2012 - Re-Acreditação pelo College of American Pathologists - CAP – Junho/2012 ao Laboratório Central–DLC ICHC FMUSP 

2011 - Re-Acreditação pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial - SBPC/ML ao Laboratório Central–DLC ICHC FMUSP , em Dezembro de 2011.

2011 - Certificação OHSAS 18001:2007, em 23/05/2011 ao Laboratório Central pelo Sistema de Gerenciamento de Segurança e Saúde Ocupacional, certificado este conferido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV.

2010 - Acreditação pelo College of American Pathologists - CAP em 17/05/2010 da Divisão de Laboratório Central – DLC ICHCFMUSP.

2009 - Re-Acreditação pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial-SBPC/ML no Laboratório Central em Novembro de 2009.

2009 - 5º Recertificação pela versão 2008 da NBR ISO 9001 no Laboratório Central do Sistema Integrado de Gestão-SIG, em Maio de 2009 pelo organismo certificador Fundação Carlos Alberto Vanzolini FCAV.

2009 - Implantação da Gestão Ambiental no Laboratório Central, com a auditoria de certificação segundo a norma NBR ISO 14001 pelo organismo certificador FCAV, durante o mês de abril de 2009, tornando-se o laboratório público pioneiro no Brasil neste tipo de abordagem.

2008 - Adaptação e migração do Sistema Integrado de Gestão –SIG com adaptação para nova versão da norma NBR ISO 9001:2008.

2008 - Cadastrada a Divisão de Laboratório Central do ICHC FMUSP no National Institute of Health (NIH) para participar de protocolos multicêntricos internacionais, após aprovação em auditoria do Board da DAIDS/NIH, no segundo semestre de 2008.

2007 - Início da implantação do Programa Lean / Seis sigma na Divisão de Laboratório Central-DLC HCFMUSP, contando com a participação da equipe da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, com apoio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e Ministério da Saúde. Os primeiros 28 faixas verdes concluíram sua formação no primeiro semestre de 2008. O programa entre 2007 e o 1º quadrimestre de 2009 concluiu 08 (oito) projetos, todos com economia de recursos e consideráveis melhorias para o desempenho da Divisão de Laboratório Central-DLC.

2007 - 4º Recertificação do SGQ da Divisão de Laboratório Central-DLC pela NBR ISO 9001:2000, sendo a FCAV/ IQNET o organismo certificador, fato ocorrido em dezembro de 2007.

2007 - Re-Acreditação pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial - BPC/ML no Laboratório Central em 12/12/2007.

2006 - Acreditação pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial - SBPC/ML no Laboratório Central em Novembro de 2006, tornando-se o laboratório público pioneiro no estado de São Paulo em Acreditação.

2002 - 3º Recertificação da Divisão de Laboratório Central-DLC do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo as normas NBR ISO 9001/00

2002 - Conversão do Sistema da Qualidade NBR ISO 9002/94 para NBR ISO 9001:2000, sendo a 2º Recertificação da Divisão de Laboratório Central-DLC, conferido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV.

2000 - 1ª Recertificação do Sistema da Qualidade, segundo as normas NBR ISO 9002/94, da Divisão de Laboratório Central-DLC, conferido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini- FCAV

1997 - Certificação da Divisão de Laboratório Central-DLC do Sistema da Qualidade pela NBR ISO 9002/94. Serviço Público de Saúde pioneiro neste tipo de Certificação na América Latina. Referência de Sistema da Qualidade Aplicado para Laboratórios Clínicos no Brasil, certificado conferido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV.

1996 - Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade com base na norma NBR ISO 9002/94, na Divisão de Laboratório Central – DLC HCFMUSP.

1995 - Inicio da implantação das Boas Práticas em Laboratórios Clínicos na Divisão de Laboratório Central – DLC HCFMUSP.

DIVISÃO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA  – Instituto Central – HCFMUSP

2007 - Recertificação NBR ISO 9001 - Atividade de assistência nutricional, ensino e pesquisa para a Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP;
O certificado é reconhecido internacionalmente pela IQNet Association - International Certification Network. 

1998 - Certificação NBR ISO 9001 - Atividade de assistência nutricional, ensino e pesquisa para a Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, de forma pioneira na área hospitalar pública na América Latina.

A Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central a partir de 1998 é submetida anualmente pelo processo anual de auditorias de manutenção da NBR ISO 9001 e é submetida ao processo de avaliação de recertificação a cada 3 anos, como segue:

Recertificação em 2001;
Recertificação em 2004;
Recertificação em 2007, válida até 2010;

2013

– Instituto de Psiquiatria / Instituto da Criança e Instituto de Radiologia | Acreditado Nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação- ONA.

 

2014 

–Instituto Central / Instituto do Coração / Instituto de Ortopedia e Traumatologia |Acreditado Nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação- ONA.

 

- Instituto de Medicina e Reabilitação / Instituto do Câncer do Estado de São Paulo |Acreditado pelo Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities – CARF.

- Instituto do Câncer do Estado de São Paulo |Acreditado pela Joint Commission International –JCI.

2015 

- Instituto de Radiologia / Instituto da Criança / Instituto de Psiquiatria | Acreditado Nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação- ONA.

 

- Instituto Central / Instituto do Coração | Certificado – Selo Hospital Amigo do Idoso na categoria Inicial pela Secretária do Estado de São Paulo.

 

- Instituto do Câncer do Estado de São Paulo| Certificado – Selo Hospital Amigo do Idoso na categoria Intermediário pela Secretária do Estado de São Paulo.

 

- Hospital Auxiliar de Suzano | Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde – IBES realizou avaliação de “Diagnóstico Organizacional” através da metodologia Organização Nacional de Acreditação – ONA.

         O Hospital está se preparando para receber a visita de avaliação de Acreditação por uma Instituição Acreditadora Credenciada – IAC, por meio da metodologia ONA.

 

_____________________________________________________

 

Selo Hospital Amigo do Idoso

O objetivo da iniciativa é identificar as ações que possam, além de incorporar maior qualidade e eficiência no atendimento dos idosos, priorizar os aspectos de segurança e conforto necessários ao bom atendimento da população acima dos 60 anos de idade em hospitais públicos ou particulares.

 

Organização Nacional de Acreditação| Nível 1 e 2

         Os Institutos atenderam os critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, aspectos estruturais e assistenciais incluindo gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

 

Joint Commission International

O Instituto trabalhou na melhoria constante atendendo o cumprimento dos requisitos incorporados pelas pessoas, nos procedimentos, na operação, criando uma cultura institucional.

 

Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities

O Instituto atendeu o cumprimento dos requisitos nos critérios administrativos e assistenciais, entre eles: o desenvolvimento de programa de treinamento com foco na saúde e na segurança, desenvolvimento de novas metodologias, ferramentas e indicadores de avalição dos resultados permitindo que os pacientes e profissionais acompanhem o desempenho da Instituição, entre outras ações.

 

__________________________________________________________

 

 “Institutos”

O Instituto de Psiquiatria apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2013 Acreditado ONA Nível 1

O Instituto da Criança apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2013Acreditado ONA Nível 1

O Instituto da Criança além de atender aos critérios de segurança, apresentou gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. (homologação em Jan/2016- Acreditado Pleno – Nível 2 ONA)

O Instituto de Radiologia apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2013 Acreditado ONA Nível 1.

O Instituto de Radiologia além de atender aos critérios de segurança, apresentou gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Maio/2015 - Acreditado Pleno – Nível 2 ONA

O Instituto Central apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2014 – Acreditado Nível 1 ONA

O Instituto do Coração apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2014 Acreditado Nível 1 ONA

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia apresentou critérios de segurança do paciente nas áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Dez/2014 – Acreditado Nível 1 ONA

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo apresentou melhoria continua nos processos de cuidado ao paciente, infraestrutura do ambiente assistencial, direito e deveres dos pacientes, tratamento e prontuário do paciente, manutenção dos equipamentos, treinamentos dos profissionais, gerenciamento de catástrofes e controle de infecção hospitalar, garantindo a criação da cultura de segurança e qualidade. – Jul/2014 – JCI: Joint Commission International

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo apresentou processos adequados, garantindo a segurança e aprimorando a qualidade nos atendimentos e propiciando a melhoria na qualidade de vida à pessoa com deficiência. Dez/2014 - CARF: Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities

O Instituto de Medicina e Reabilitação apresentou melhorias em sua estrutura física e em seus processos assistenciais e administrativos, garantindo a segurança e aprimorando a qualidade nos atendimentos e propiciando a melhoria na qualidade de vida à pessoa com deficiência. Nov/2014 - CARF: Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities

Os Institutos Central e do Coração apresentaram ações efetivas e integradas, garantindo a segurança no envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e uma nova postura diante do envelhecimento. Ago/2014 – Acreditado Nível 1 ONA