HOSPITAL DAS CLÍNICAS
ONTEM E HOJE

Hospital das Clínicas em construção - 1942

A construção do Hospital das Clínicas foi planejada desde 1915 com a assinatura de um convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Rockefeller, para a edificação da sede da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Fazia parte deste acordo a construção de um hospital-escola para o aprimoramento dos estudantes e assistência médica gratuita à população carente da capital e interior.

Em 1938 foi iniciada a construção do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP.

O Hospital das Clínicas foi criado pelo Decreto 13.192, de 19 de janeiro de 1943 e, sua inauguração oficial, aconteceu em 19 de abril de 1944.

Em 1944 dispunha de 1.047 leitos distribuídos em 11 andares e sua organização era constituída de Conselho de Administração, Superintendência, Divisão Médica, Divisão de Serviços Técnicos e Divisão Administrativa.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP- é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde para efeitos administrativos e associada à Faculdade de Medicina da USP para efeitos acadêmicos.

A missão-visão do HCFMUSP é “ser instituição de excelência reconhecida nacional e internacionalmente em ensino, pesquisa e atenção à saúde”, sendo seus valores básicos: ética, humanismo, responsabilidade social, pluralismo, pioneirismo e compromisso institucional.

Na área assistencial, o HCFMUSP atua por meio de ações de promoção da saúde, prevenção das doenças, atenção médico-hospitalar no nível terciário de complexidade e reabilitação de seqüelas após o tratamento das doenças. Na área acadêmica, atua em todos os ramos das ciências da saúde, com 62 laboratórios de investigação Médica.

O prédio que hoje abriga o Instituto Central foi o primeiro a ser construído e inaugurado em 19 de abril de 1944, sendo essa data considerada como a inauguração de todo o complexo hospitalar atual. A ele se seguiram o Instituto de Ortopedia e Traumatologia, Instituto de Psiquiatria, o Hospital Auxiliar de Suzano, o Hospital Auxiliar de Cotoxó, a Divisão de Medicina de Reabilitação – Unidade Vila Mariana, o Instituto da Criança, Instituto do Coração, Instituto de Radiologia, a Casa da AIDS, a Unidade de Reabilitação Umarizal e o Hospital Estadual de Sapopemba.

Hoje, a produção anual do Complexo Hospitalar, que ocupa uma área de 340.000 metros quadrados com aproximadamente 2.000 leitos, é de 36.000 cirurgias, 1,2 milhão de atendimentos ambulatoriais, 66.000 internações, 2.500 trabalhos científicos e 9 milhões de refeições.

Considerado um dos mais importantes pólos brasileiros de disseminação de informações técnico-científicas, o HCFMUSP é um Centro de excelência e referência no campo de assistência, ensino e pesquisa.

Vista parcial do Complexo do Hospital das Clínicas -2005