Presidentes do Conselho Deliberativo

Benedicto Augusto de Freitas  Montenegro nasceu em São Paulo, Capital, em 7 de abril de 1888. Formou-se pela Faculdade de Medicina de  São Paulo tornando-se cirurgião e professor universitário. Foi diretor da Faculdade de Medicina  e  presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1943 a 1947, quando deu início a construção dos Institutos de Ortopedia e Traumatologia e de Psiquiatria.











Renato Locchi
 nasceu em Anhembi, Estado de São Paulo, em 7 de maio de 1896. Formou-se pela Faculdade de Medicina de  São Paulo onde fez doutorado, em 1925  e  livre docência  em 1936.  Participou como membro do III Congresso Federativo Internacional de Anatomia, em Amsterdã, além de participar de muitas  outras  associações nacionais e  internacionais. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de  1947 a 1950. 











Jayme Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti
 nasceu em  São Paulo, Capital,  em 8 de fevereiro de 1899. Formou-se pela Faculdade de Medicina  de São Paulo em 1923, onde defendeu tese de doutorado. Foi “Fellow” junto à Universidade de Harvard onde recebeu  o título de “Research Fellow”. Foi assistente de Fisiologia, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina de São Paulo. Exerceu o cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, de 1950 a 1956.











João de Aguiar Pupo formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro. Desempenhou os cargos de  inspetor chefe dos Serviços de Profilaxia da Lepra do Serviço Sanitário de São Paulo,  preparador da cadeira de Química Médica, professor substituto da mesma disciplina em 1914, regente da cadeira de Terapêutica em 1917 e  professor catedrático de Clínica Dermatológica e Siligráfica. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1956 a 1959.

 











Eurico da Silva Bastos 
formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde chefiou o departamento de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental e 3ª Clínica Cirúrgica do Hospital das Clínicas.
Professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo  foi o primeiro médico  de São Paulo a ocupar a presidência do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1959 a 1963.










João Alves Meira
 formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi o primeiro assistente da cadeira de Parasitologia e assistente voluntário na 3ª cadeira de Clínica Médica. Em 1944,  dirigiu o Hospital Evandro Chaves, em Belém do Pará
Prestou concurso para a cátedra de Clínica de Doenças Tropicais e Infecciosas da Faculdade de Medicina em 1951.  Exerceu os cargos de  diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo de 1963 a 1970.








Paulo  Almeida de Toledo
 formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1938. Exerceu a cátedra no departamento de Radiologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina e como professor titular participou das reuniões científicas do Hospital das Clínicas.  Dedicou-se ao curso curricular de Radiologia da Faculdade de Medicina incentivando a pesquisa científica no setor da Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1970 a 1974. 



 

 



Carlos da Silva Lacaz
 nasceu em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, em 19 de setembro de 1915. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1940. Foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1974 a 1978. Participou da criação do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, em 1958 e  secretário de Higiene do Município de São Paulo.  Foi o criador e organizador do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


 

 

 



Mário Ramos de Oliveira 
nasceu em São Paulo, Capital. em 11 de julho de 1918. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 1953, tornou-se doutor e livre-docente  pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi membro do Conselho de Ensino e Pesquisa e da Câmara de Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, da Comissão Administrativa dos Estagiários do Hospital das Clínicas. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1978 a 1982. 


 

 



Silvano Mário Atíllio Raia nasceu em  São Paulo, Capital em 1 de setembro de 1930. Formou-se pela Faculdade de Medica da Universidade de São Paulo, em 1956. Fez doutorado pela Universidade de Londres e  livre-docência da Faculdade de Medicina da USP. Foi  professor titular do departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina e responsável pela Unidade de Fígado do Hospital das Clínicas. Exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1982 a 1986. 

 





Fábio Schmidt Goffi nasceu em 16 de março de 1922. Formou-se pela Escola Paulista de Medicina. Foi professor titular do departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, livre docente em Técnica Cirúrgica em 1966,  professor adjunto, professor  titular e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e   presidência  do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1986 a 1990.








Adib Domingos Jatene
 nasceu em Xapuri, no Acre, em 4 de junho de 1929. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1953. Trabalhou no Hospital das Clínicas  e no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.  Construiu o primeiro aparelho coração-pulmão artificial, sendo autor de  cerca de 270 trabalhos científicos e 133 trabalhos publicados. Foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1990 a 1994 (licenciou-se  por oito meses em 1992).

 

 

 

 



Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães  nasceu em Eleutério, Município de Itapira, Estado de São Paulo em 2 de agosto de 1925. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Fez doutorado pela Universidade de Medicina de Ribeirão Preto, livre-docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi professor adjunto e titular de  Radiologia da Faculdade de Medicina da USP. Exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, durante oito meses em 1992, em substituição ao doutor Adib Jatene. 











Marcello Marcondes Machado
, nasceu em  São Paulo, Capital,  em 14 de setembro de 1933. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1958. Fez residência médica no Hospital das Clínica, doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pós-graduação, na Washington University, EUA  e  a livre docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Exerceu os cargos de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo de 1994 a 1998. 
 










Irineu Tadeu Velasco nasceu na cidade de São Paulo, em 26 de setembro de 1946. Formou-se em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1971. Obteve o doutorado pela Universidade de São Paulo em 1977 e a livre docência em 1982. Desenvolveu diversas atividades de pesquisa e foi professor titular da Faculdade de Medicina no Departamento de Clínica Médica. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1998 a 2002.







prof giovanniProfessor Dr. Giovanni Guido Cerri, nascido em Milão, Itália (09/10/1953). Formado pela Faculdade de Medicina da USP (1976). Especialista em ultrassonografia e tomografia computadorizada. Titular do Departamento de Radiologia da FMUSP foi Diretor Clínico do HCMUSP (1999 a 2002). Eleito diretor da FMUSP, presidiu o Conselho Deliberativo do HCFMUSP de 2002 a 2006.  

 

 

 

 

prof marcos boulosProfessor Dr. Marcos Boulos, nascido em São Paulo – Capital (20/08/1945). Formado em Medicina (1972) pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica Sorocaba. Mestrado, Doutorado e Livre Docência em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo atuou como Diretor Clínico (2002 – 2006). Eleito Diretor da FMUSP, presidiu o Conselho Deliberativo do HCFMUSP entre 2006 e 2010. 

 

 

 

 

prof giovanniProfessor Dr. Giovanni Guido Cerri, nascido em Milão, Itália (09/10/1953). Formado pela Faculdade de Medicina da USP (1976). Especialista em ultrassonografia e tomografia computadorizada. Titular do Departamento de Radiologia da FMUSP foi Diretor Clínico do HCMUSP (1999 a 2002). De 2008 a 2010, dirigiu o ICESP – Instituto do Câncer de São Paulo. Em 2010, voltou a assumir a Direção da FMUSP e presidir o Conselho Deliberativo. Em 04 de janeiro de 2011, foi nomeado Secretário de Estado da Saúde. Em agosto de 2013, reassumiu a Direção da FMUSP e do Conselho Deliberativo do HCFMUSP até outubro/2014. 

 

 



prof jose otavioJosé Otávio Costa Auler Junior, nascido em Jaú – Estado de São Paulo (em 15/10/1948), Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Cirurgia - Disciplina de Anestesiologia, foi Diretor Clínico do Hospital das Clínicas (2007 a 06/01/2010). Eleito Vice-Diretor da FMUSP em outubro de 2010. No Hospital das Clínicas da FMUSP, exerceu as funções de Presidente em Exercício do Conselho Deliberativo em 2011 até agosto de 2013, em razão de o então Presidente, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri ter assumido as funções de Secretário Estadual da Saúde. Desde outubro de 2014, quando foi eleito Diretor da FMUSP, é o Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.