Diretores Clínicos

Francisco Elias de Godoy Moreira nasceu em Itatiba, Estado de São Paulo, em 8 de novembro de 1899. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Doutorou-se na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo,  obteve  o título de docente-livre na mesma Faculdade e no ano seguinte, ascendeu a cátedra. Foi o idealizador, construtor e o primeiro diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. 

 

 

 

 

 


Cantídio de Moura Campos nasceu em Botucatu, Estado de São Paulo, em 21 de outubro de 1889. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1912. Foi professor na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e   reitor da da mesma universidade. Dirigiu a Academia de Medicina de São Paulo, a Sociedade Franco-Brasileira de Medicina, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Escola de Odontologia e Farmácia, chefe da Clínica do Hospital Central da Santa Casa.  Foi  diretor clinico do Hospital das Clinicas de 1946 1961. 

 

 

 

 

 

Adherbal Pinheiro Machado Tolosa nasceu  em São Manoel do Paraíso, Estado de São Paulo, em 22 de dezembro de 1899. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde  tendo defendeu sua tese  de doutorado em 1923. 

 Em 1926 recebeu o título de docente-livre da Clínica Neuriática e Psiquiátrica. Ingressou na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo em 1931. Foi presidente da Academia de Medicina de São Paulo em 1960 e diretor clínico do Hospital das Clínicas de 1962 a 1969. 

 

 

 

 

 

Sebastião de Almeida Prado Sampaio nasceu em Casa Branca, Estado de São Paulo, em 1919. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1943. Em 1950 foi aprovado em concurso de docência livre  e em 1951 completou sua formação no exterior. Em 1960, assumiu a cátedra de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi membro do Comitê Internacional de Dermatologia, fundou a Seção de São Paulo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Exerceu o cargo de  diretor clínico do Hospital das Clínicas de 1970 a 1978.

 

 

 

 

 

Emílio Mattar nasceu em  São Paulo, Capital,  em 21 de setembro de 1916. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1939. Viajou de  1941 a 1944, para os Estados Unidos, onde trabalhou em várias universidades. De volta ao Brasil foi designado assistente do Serviço de Moléstias da Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas.
Em 1949 fez seu doutorado e livre docência pela  Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi diretor clínico do Hospital das Clínicas de 1978 a 1982. 

 

 

 

 

Antranik Manissadjian nasceu em Alepo, Síria, em 19 de junho de 1924. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1949. Foi médico interno e residente no Hospital das Clínicas até 1958. Defendeu tese de doutorado e obteve o título de livre docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi membro de diferentes sociedades médicas nacionais e estrangeiras. Foi membro do Conselho Deliberativo e exerceu o cargo de diretor clínico do Hospital das Clínicas de  1982 a 1994. 

 

 

 

 

 

Irineu Tadeu Velasco nasceu na cidade de São Paulo, em 26 de setembro de 1946. Formou-se em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1971. Obteve o doutorado pela Universidade de São Paulo em 1977 e a livre docência em 1982. Desenvolveu diversas atividades de pesquisa e foi professor titular da Faculdade de Medicina no Departamento de Clínica Médica. Diretor Clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1995 a 1998).

 

 

 

 



prof giovanni

Professor Dr. Giovanni Guido Cerri, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1976). Especializou-se em ultrassonografia e tomografia computadorizada na Universidade de Birmingham, Alabama (EUA). Foi professor do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP, onde concluiu sua livre docência em 1986. Diretor Clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1999 a 2002).

 

 

 

 

prof marcos boulosProfessor Dr. Marcos Boulos, nasceu em São Paulo (20/08/1945). Formado pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica Sorocaba (1972). Mestrado, Doutorado e Livre Docência em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Diretor Clínico (2002 a 2006).

 

 

 

 

prof jose otavioProfessor Dr. José Otávio Costa Auler Junior, nascido em Jaú, no Estado de São Paulo (15.10.1948). Formado pela Faculdade de Medicina da USP. Professor Titular da FMUSP - Departamento de Cirurgia - Disciplina de Anestesiologia. Exerceu o cargo de Diretor Clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP entre 2007 e janeiro de 2010.

 

 

 

 




prof eloisaProfessora Drª Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1981), Residência em Clínica Médica na mesma faculdade (1982), Fellowship em Reumatologia no Hospital for Special Surgery, Universidade de Cornell (1983-1986), Junior Faculty na Universidade de Cornell (1987), doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1991), livre-docência pela Universidade de São Paulo (1994), titular pela Universidade de São Paulo (1998) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 1A). Autora de ​283 artigos completos publicados em periódicos internacionais/nacionais, tendo recebido vários prêmios. Completou a orientação de 11 alunos de iniciação científica, 27 doutorados, 12 mestrados e dois pós-doutorados. Recebe apoio de agências de fomentos para realização de suas pesquisas​ como CNPq​, FAPESP e Federico Foundation. É membro do Conselho Executivo do Grupo Latino-Americano de Lupus (GLADEL), Membro da Comissão de Experts da International Task Force on Definition of Remission in SLE (DORIS) e coordena o estudo Rituximab for Lupus Nephritis with remission as a goal (RING) no Brasil. É coordenadora da rede de Centros Universitários de Dispensação Medicamentos de Alta Complexidade (CEDMAC) do Estado de São Paulo. Áreas principais de atuação são: ​lúpus eritematoso sistêmico, auto-anticorpos, terapia biológica. Atual Diretora Clínica do HCFMUSP.