Superintendentes

Odair Pacheco Pedroso formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1932. Foi o responsável por uma nova era na história da organização hospitalar brasileira. Participou da Comissão de Organização e Instalação do Hospital das Clínicas, onde implantou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de arquivo médico. Foi  o primeiro superintendente  do Hospital das Clínicas de outubro de 1943 a março de 1944 e posteriormente,  de 1959 a 1963. 











Enéas de Carvalho Aguiar nasceu em Capivari, Estado de São Paulo, em 16 de fevereiro de 1902. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro.  Foi diretor do Sanatório Aimoré, em Bauru, São Paulo e superintendente do Hospital das Clínicas de 1944 a 1958. Exerceu outros cargos como: assessor técnico do serviço social do Jockey Clube de São Paulo, diretor assistente do Hospital São Joaquim da Real Beneficência Portuguesa de São Paulo, presidente da Associação Paulista de Hospitais e colaborador nos Laboratórios Fontoura.









Reynaldo Neves de Figueiredo nasceu em  São Paulo, Capital, em 8 de junho de 1907. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1931. Especializando-se em anestesia, com aprimoramento na Inglaterra. Trabalhou no Hospital das Clínicas, exercendo vários cargos, dentre eles, o de superintendente pelo período de 11 de setembro de 1957 a 30 de janeiro de 1959.











Sylvio Alves de Barros
 nasceu em 10 de maio de 1914, em Paris, França. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1938. Trabalhou, como estudante, na enfermaria de Cirurgia de Homens, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.  Ocupou vários cargos em instituições médicas como na 2ª Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina e o  Pronto Socorro do Hospital das Clínicas.  Autor de inúmeras publicações e trabalhos apresentados em congressos, exerceu o cargo de superintendente do Hospital das Clínicas de 1963 a 1966.










Gil Soares Bairão
 em São Paulo, Capital,  em 7 de agosto de 1918. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1943.  Ingressando no ano seguinte no serviço de Anestesia do Hospital das Clínicas onde organizou a seção de Anestesia Experimental. Tornou-se professor titular e livre-docente em Farmacologia da Faculdade de Medicina. Fez parte do conselho de redação da Revista do Hospital das Clínicas e em 1961 foi nomeado diretor do Serviço de Anestesia do Hospital das Clínicas. Exerceu o cargo de superintendente do Hospital das Clínicas de 1966 a 1967.










Geraldo Silva Ferreira nasceu em 26 de outubro de 1913, em São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Exerceu o cargo de assistente médico da superintendência do Hospital das Clínicas em 1947, onde  em 1960, presidiu a comissão encarregada de organizar as atividades do Serviço Social do mesmo hospital. Foi   membro da Comissão de Coordenação da Revista do HC e   superintendente do Hospital das Clinicas de 1967 a 1971.











Oscar César Leite
 nasceu em Itirapina, Estado de São Paulo, em 15 de novembro de 1928. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e  residência médica  na Clínica de Cirurgia do Hospital das Clínicas.
Administrador hospitalar formado, pela Faculdade de Higiene da Universidade de São Paulo participou do VII Curso Internacional de Metodologia de Radiosótopos, do Centro de Medicina Nuclear em 1965. Exerceu o cargo de  superintendente do Hospital das Clínicas de 1971 a 1979. 










Primo Curti nasceu em São Paulo, Capital, em 6 de agosto de 1918. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1945. Trabalhou como médico assistente  no Serviço de Pronto Socorro do Hospital das Clínicas e  como preceptor do Serviço de Estagiários. Doutor e livre docente exerceu o cargo de  superintendente do Hospital das Clínicas de 1979 a 1983.










Guilherme Rodrigues da Silva nasceu em 10 de fevereiro de 1928. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia em 1953. Fez residência médica e especialização no Hospital das Clínicas, 1955-56, mestrado na Harvard University, School of Public Health, 1957-59 e   livre docência pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1961. Foi chefe do departamento de Medicina Preventiva, representante de autarquia no Conselho Universitário, representante da Congregação da Faculdade de Medicina e superintendente do Hospital das Clínicas de 1982 a 1985.










Vicente Amato Neto nasceu em São Paulo, Capital,  em 24 de julho de 1927. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tornou-se livre - docente em 1958  e  professor - titular em 1976. Foi diretor do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, chefe do Laboratório de Parasitologia do Instituto de Medicina Tropica, chefe do LIM 46, chefe da Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas, fundador da Casa da Aids e superintendente do Hospital das Clínicas de 1987 a 1992.










Antônio Carlos Gomes da Silva nasceu, em 23 de outubro de 1937. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1963. Foi médico residente no Hospital das Clínicas onde desempenhou inúmeras funções, dentre elas  de assessor técnico da superintendência. Foi professor assistente e doutor no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de  superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de 1992 a 1995. 









Alberto Hideki Kanamura
 em São Paulo, Capital. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1976 especializando-se em Medicina Geral mediante Residência Médica no Hospital das Clínicas. Formado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pelo Proahsa–Programa de Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Faculdade Getúlio Vargas. Foi superintendente do Hospital das Clínicas de 1995 a 1999.










José D`Elia Filho, formou-se em engenharia mecânica, pela Universidade Mackenzie. Trabalhou na Metal Leve S/A, onde ocupou os cargos de: engenheiro de qualidade, chefe do Laboratório Metrológico, chefe do Departamento de Engenharia de Qualidade, pesquisador sênior, representante técnico em Saint Louis, Missouri, EUA, gerente de operações em Orangeburg, South Caroline, EUA. Fez mestrado em Rensselaer Polytechnic Institute em Troy, Nova York, EUA. Trabalhou na Motores Diesel e foi diretor geral da Baxter International em São Paulo. Foi superintendente do Hospital das Clínicas de 1999 a 2002.

 

 

 

 

 

dr jose manoelJosé Manoel de Camargo Teixeira, Superintendente do HCFMUSP (2003 a 2010), formado pela Faculdade de Medicina USP (1971)  com Residência Médica em Cirurgia Geral, Torácica e Cardiovascular no HC (1972 – 1976) e Especialização em Administração Hospitalar e de Sistema  de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV/Proahsa (1976 – 1977). É mestre em Cirurgia e Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP na área de Cirurgia Torácica e Cardiovascular. Foi Diretor Executivo do Instituto do Coração  (1979 – 2001), período no qual o InCor tornou-se referência latino-americana em Cardiologia.  Dirigiu o Proahsa – Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde do Hospital das Clínicas/FMUSP e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1989-1996, 1999-2003). 

 

 

 

dr fumioMarcos Fumio Koyama, formado em Medicina e Economia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração de Empresas e Especialização em Administração Hospitalar/Sistemas de Saúde – FGV. Residência Médica em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde PROAHSA. Foi Diretor Executivo do ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Octávio Frias de Oliveira” e do InRad - Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Superintendente do HCFMUSP (2011 até maio de 2014).

 

 

 

 

 

dr antonio joseAntonio José Rodrigues Pereira, graduado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado. MBA Executivo Internacional em Engenharia e Arquitetura/USP e MBA Gestão de Projetos FIA/USP. Experiência na área de Engenharia Civil e Engenharia Clínica. Foi Diretor de Engenharia do Hospital A.C. Camargo; Gerente Geral de Engenharia da Pepsico do Brasil e Diretor Brasil da Philips do Brasil. Foi Chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atual Superintendente do HCFMUSP (desde maio de 2014).