img imprensa1

HCFMUSP implementa sistema de gestão documental

Colagem spdoc O SPdoc - Sistema de Gestão Documental é um instrumento informatizado para cadastro dos documentos administrativos produzidos e recebidos pelo Hospital e que substituirá o atual GD. O objetivo de sua implantação no HCFMUSP é reunir em uma única base de dados, todas as informações produzidas e recebidas no exercício de suas funções e atividades, agilizando a tramitação dos documentos e o processo decisório e garantindo a preservação das informações essenciais para a tomada de decisões, para a comprovação de direitos individuais e coletivos e para o registro da memória da sociedade paulista.


No dia 23 de março, houve um treinamento de classificação de documentos e uso do SPdoc, no Centro de Convenções Rebouças, ministrado pelo Diretor do Centro de Gestão Documental do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Alexandre Bianchi. “O SPdoc é uma ferramenta, um instrumento que permite a padronização e classificação dos documentos. A implantação do sistema resulta em uma mudança cultural de gestão documental. É um passo necessário para o acesso à informação e transparência na administração pública”, pontuou Bianchi.

Segurança do Paciente promove seu 4º evento

seguranca do pacienteO 4º Evento de Segurança do Paciente reuniu, ao longo de todo dia de sexta-feira (23 de março), no Centro de Ensino Berilo Langer, no Instituto Central, participantes de estações de trabalho para treinamento multiprofissional de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. O evento foi promovido pela Subcomissão de Segurança do Paciente do Instituto Central do HCFMUSP.


Estiveram presentes a Diretora Clínica, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Diretor do Centro Cirúrgico, membro do Conselho Deliberativo do HCFMUSP e Titular de Cirurgia Vascular da FMUSP, Prof. Dr. Pedro Puech-Leão; a Diretora Executiva do ICHC, Drª Lucila Pedroso da Cruz e a Coordenadora da Subcomissão de Segurança do Paciente, Assessora Técnica do Centro Cirúrgico e Supervisora da Equipe de Anestesia do ICHC, Drª. Brigitte Feiner.

Governador Geraldo Alckmin inaugura as novas instalações do Bloco III do Incor

incorO governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou nessa quarta-feira (21 de março), as novas instalações do Bloco III do Incor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O novo edifício contará com 24 novos leitos, Hospital-Dia, Central de Endoscopia Digestiva e Respiratória, Unidade de Internação do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. A previsão é de que o funcionamento tenha início em maio.

Durante o evento, o governador foi homenageado pela banda de médicos e funcionários do Incor que entoaram a canção "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos. Após o descerramento de placa, houve uma coletiva de imprensa e uma visita às instalações do espaço.

Participaram da solenidade o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip; a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Profª. Drª. Linamara Rizzo Battistella; o Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior; a Diretora Clínica do HCFMUSP, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Superintendente do HCFMUSP, Antonio José Rodrigues Pereira; o Presidente do Conselho Diretor do Incor, Roberto Kalil Filho; o Vice-presidente do Conselho Diretor do Incor, Fabio Biscegli Jatene; o Diretor Executivo do Incor, Edison Tayar; além do Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina, Dr. Flávio Fava de Moraes; o Diretor Presidente da Fundação Zerbini, Dr. José Antonio de Lima e demais autoridades.

Cartilha de Compliance: lançamento reúne 500 pessoas no CCR

complianceCom a presença de 500 pessoas que lotaram o Auditório Turquesa do Centro de Convenções Rebouças, a Administração Superior do HCFMUSP, lançou, na quarta-feira (21 de março), a Cartilha Compliance do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A cartilha em edição impressa é fruto do trabalho de uma comissão, que se aprofundou no estudo do ‘compliance’ e se torna um marco da Instituição em garantir as melhores relações profissionais corporativas, orientando seus colaboradores sempre de acordo com a ética e a transparência.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP é o primeiro hospital público, em todo o Estado de São Paulo, a criar uma Diretoria de Compliance. A palavra ‘compliance’ vem da língua inglesa (verbo ‘to complay’), cujo significado é agir em conformidade com regras de uma corporação.

A cartilha destina-se a orientar colaboradores e profissionais diante dos chamados conflitos de interesses. Ela contém exemplos da vida prática e informa sobre o melhor procedimento a tomar, sempre de acordo com os princípios éticos e transparentes.

A Diretora Clínica do HCFMUSP, Profª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá apresentou o trabalho desenvolvido para elaboração da Cartilha. O texto analisa as atividades de educação; conduta profissional quanto a doações; patrocínios, eventos e pesquisa clínica; prescrições, indicações e agendamento.

Em breve, o conteúdo da edição impressa também estará disponível on line na Intranet. Esclarecimentos sobre o assunto podem ser solicitados para o email: compliance@hc.fm.usp. O novo ciclo da Cartilha será agora compartilhar esse conhecimento para todos os setores do HCFMUSP.

O evento contou com palestra do Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e membro do Conselho Nacional de Justiça, Dr. Arnaldo Hossepian Junior. Ele analisou a questão do 'compliance' na vida diária das relações corporativas.

Estiveram presentes o Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior; o Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho; a Diretora Clínica, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá e o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodriques Pereira, além de Professores Titulares da FMUSP, Diretores Executivos, Coordenadores de Núcleo, colaboradores da Instituição e representantes de hospitais e entidades do setor de saúde.

CSS Internas