img imprensa1

Hospital das Clínicas da FMUSP entrega a mais moderna Unidade Clínica de Terapia Celular do SUS

noticiaNo último dia 10, o Serviço de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, do Hospital das Clínicas da FMUSP, entregou as modernas instalações da UCTC - Unidade Clínica de Terapia Celular, em funcionamento no 8º andar do Instituto Central do HC (ICHC).

A reforma da área permitiu a construção de 10 quartos, com capacidade para 12 leitos, destinados a pacientes com câncer e outras doenças do sangue que receberão tratamento com células-tronco. Desses, quatro apresentam filtragem do ar com pressão positiva e antecâmaras, para assistência dos casos mais graves - pacientes que ficam semanas sem nenhuma defesa do sistema imunológico, vulneráveis a infecções. Os demais quartos possuem filtragem do ar.

Com conceito inovador, a unidade receberá tecnologia pioneira no Sistema único de Saúde para prevenção da infecção, principal obstáculo ao sucesso do tratamento.

De acordo com o Prof. Dr. Vanderson Rocha, Titular de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da FMUSP, um sistema automatizado irá monitorar se o profissional higieniza ou não as mãos antes de examinar o paciente. A medida objetiva impedir a transmissão cruzada de microrganismos, uma das principais causadoras da infecção hospitalar.

O controle será rígido. Os quartos com antecâmaras e pressão positiva do ar, por exemplo, só irão liberar acesso do profissional que higienizar as mãos. O funcionamento do sistema é simples. Quando o enfermeiro, por exemplo, for lavar as mãos, um sensor de leitura de cartão a distância registrará a sua identificação. Em seguida, a torneira inteligente, com temporizador programado para 60 segundos, emitirá um sinal para o fecho eletromagnético da porta do quarto que, por sua vez, se destravará para o acesso do profissional.

Caso o profissional resolva encurtar o tempo de lavagem das mãos, preconizado pela Subcomissão de Controle de Infecção Hospitalar (SCCIH) do ICHC, a porta não se destravará. Nos demais quartos, o acesso será feito por intermédio do cartão de identificação de proximidade e liberação do fecho magnético.

Após a entrega da obra na quinta-feira, iniciou-se o processo de isolamento do local, que inclui o fechamento da varanda, descontaminação até a purificação do ar. Assim, visitas, mesmo monitoradas, não são mais possíveis. A medida é fundamental para garantir a segurança dos pacientes.

O Serviço de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular realiza, em média mensal, 12 transplantes de células-tronco da medula óssea, do sangue periférico e do sangue de cordão umbilical, provenientes do próprio paciente ou de doadores familiares e voluntários.
Os investimentos, de R$ 4 milhões, contaram com doações da iniciativa privada.

Mais novidades

Outros dois quartos da UCTC, com 3 leitos, em enfermaria anexa, também receberam melhorias. Os ganhos para os pacientes serão enormes, acrescentou o Prof. Dr. Vanderson Rocha. Ao todo, a unidade oferecerá 12 quartos, com 15 leitos, e infraestrutura necessária para um atendimento altamente qualificado e tratamento humanizado.

Os quartos foram equipados com sensores de presença que avisarão a enfermagem quando o paciente usar o banheiro, local onde é aumentado o risco de quedas. Todo o sistema de água tem tratamento especial. Além disso, os quartos receberam monitores que, interligados ao posto de enfermagem, fornecerão as informações necessárias para a equipe médica e para o internado.

Os pontos de gases e tomadas foram instalados de forma discreta para que o paciente se sinta em ambiente mais acolhedor e aconchegante. Nesse mesmo sentido, monitores poderão ser utilizados como porta-retratos e para veiculação de informações educativas. Os quartos apresentam ainda portas com vidros polarizados que mantêm a visualização por parte da enfermagem sem afetar a privacidade do paciente.

O projeto das obras foi desenvolvido pelo Centro de Arquitetura e Engenharia Hospitalar do ICHC em conjunto com equipe multidisciplinar.

Presenças ilustres

A visita monitorada à UCTC - Unidade Clínica de Terapia Celular contou com as presenças ilustres do Prof. Dr. Marco Antonio Zago, Secretário de Estado da Saúde; Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP; Profa. Dra. Eloisa Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora Clínica do HCFMUSP; Engenheiro Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP; Prof. Dr. Alberto José da Silva Duarte, Presidente do Conselho Diretor do ICHC; Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes, Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina (FFM); Dra. Lucila Pedroso da Cruz, Diretora Executiva do ICHC; Profa. Dra. Rosa Maria Rodrigues Pereira, Diretora da Divisão de Clínica Médica I e II do ICHC; Prof. Dr. Vanderson Rocha, Diretor do Serviço de Hematologia e Hemoterapia da Divisão de Clínica Médica I e II do ICHC; Luis Vicente Laporta Roubles, Coordenador do Centro de Engenharia e Arquitetura Hospitalar – Projetos e obras do ICHC; colaboradores do Complexo HCFMUSP, empresários, imprensa e do ator Reynaldo Gianecchini, que visitou o local no final do dia.

Prof. Dr. Edmund Baracat assume a Pró-Reitoria de Graduação da USP

Prof. Dr. Edmund BaracatMédico desde 1976, com Mestrado (1984) e Doutorado (1985), o Professor Dr. Edmund Chada Baracat – Titular da Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP – é o novo Pró-Reitor para Graduação da USP – Universidade de São Paulo na gestão 2018/2019. Ao órgão cabe definir diretrizes para 182 cursos e 60.000 alunos.

Membro do Conselho Deliberativo do HCFMUSP e Diretor da Divisão de Ginecologia do Instituto Central, o Prof. Dr. Edmund Baracat lembra que a graduação é a grande vitrine da Universidade. Para ele, a busca da excelência no ensino é caminho para os alunos assumirem o compromisso social da USP. Em entrevista ao HC On Line, ele destaca:

Compromisso – “Dialogamos com os diferentes campi da USP. Já visitamos o campus de Bauru e, na semana passada, o campus de Ribeirão Preto. Ao lado da Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Profª. Drª. Maria Vitória Lopes Badra Bentley, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, apresentamos diretrizes e conhecemos demandas e necessidades de cada unidade”.

Comunidade – “Como fazemos com a “Bandeira Científica” e “Bandeira Cirúrgica” da FMUSP, uma das grandes propostas é levar o estudante para a comunidade. Temos um projeto - que se chama “Aprender com a Comunidade”-, através do qual, o estudante vai interagir com a comunidade em diferentes regiões no Estado de São Paulo”.

Ingresso - “A USP continua com as duas formas de ingresso (Fuvest e SISU). É necessário aperfeiçoar esse mecanismo de entrada na universidade”.

Inclusão – “Com relação à inclusão, as três universidades assinaram compromisso com o Governo do Estado de progressivamente aumentar essa inclusão de estudantes de escolas públicas e respeitar o percentual de cotas raciais e sociais, de acordo com os dados do IBGE”.

Congresso – "Entre os dias 4 e 5 de julho, organizaremos o IV Congresso de Graduação da USP, sob o tema Buscando a Transdisciplinaridade na Construção do Conhecimento. Palestras, workshops e oficinas contarão também com a presença de professores e alunos do ensino médio, o que se constitui em inovação neste evento.

Diretrizes para 2018-2019

Coordenada pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Edmund Chada Baracat, e pela Pró-Reitora Adjunta, Profª. Drª. Maria Vitória Lopes Badra Bentley, as Diretrizes Gerais para Gestão da Graduação (biênio 2018-2019) estabelecem compromisso com a produção de conhecimento de vanguarda e interação com a sociedade.

As diretrizes incentivam atividades de empreendedorismo e inovação, como o Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia. Abrangem o Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação, os Escritórios de Carreira e de Atividades Esportivas nos diferentes campi e a avaliação do processo de inclusão social e de acesso à USP.

Essas diretrizes levaram em conta a excelência acadêmica, relação com a sociedade e valorização de recursos humanos, criando “ambiente respaldado nas iniciativas existentes que promovam a interdisciplinaridade, inovação e internacionalização”.

“A excelência acadêmica é pilar fundamental da Universidade, que possibilita a existência de todas as suas outras vertentes e garante a qualidade e eficiência de todas elas” – diz o documento, cujo objetivo é estimular e propiciar condições técnicas para modernizar as estruturas curriculares.

Conselho Deliberativo do HCFMUSP recebe visita de Secretário de Estado da Saúde

visita secretario

O Conselho Deliberativo do HCFMUSP recebeu, na quinta-feira (3 de maio), a visita do Secretário de Estado da Saúde, Prof. Dr. Marco Antonio Zago. Durante o encontro, o Secretário apresentou planos de sua gestão e ações de governo elaboradas para o setor de saúde.

Ex-Reitor da USP, o Prof. Dr. Marco Antonio Zago foi recepcionado pelo Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP e Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Jose Otavio Costa Auler Junior; o Vice-Presidente do Conselho e Vice-Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho; a Diretora Clínica, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira e demais membros do Conselho Deliberativo.

O Secretário Marco Antonio Zago assumiu oficialmente a Pasta no último dia 24 de abril, em solenidade presidida, no Palácio dos Bandeirantes, pelo Governador Márcio França. Cientista e Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, ele já presidiu o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É também membro da Academia Brasileira de Ciências.

Cinco palestras abertas e gratuitas no IPq

ipqDia 8 de maio, das 8h às 11h30, acontece o HumanaMente, parceria do Instituto de Psiquiatria (IPq) com a Rádio Band News FM, reunindo cinco renomados especialistas, convidados a apresentar temas em psiquiatria e saúde mental, de forma simples e objetiva. A entrada é franca e não é necessária inscrição. Será fornecida declaração de participação às pessoas que assinarem a lista de presença e preencherem o cadastro no local. Confira a programação no site: aqui.

CSS Internas