img imprensa1

Cuidados Paliativos promove encontro para acolhimento de equipe multiprofissional no IOT

cuidados paliativosNo último dia 12, as portas do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) foram definitivamente abertas para receber o grupo de Cuidados Paliativos do HCFMUSP. A equipe multiprofissional se reuniu para ser acolhida pela instituição - através da Superintendência, Diretorias Executivas do Instituto Central (ICHC) e do IOT e pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), para início da assistência na Enfermaria da Ala A, no 4º andar da Ortopedia.

Para receber os pacientes, o novo espaço foi restaurado em tempo recorde, em 10 dias, graças à integração das equipes de manutenção da Divisão de Construções e Conservação (DCC), do ICHC e do IOT. O ambiente possui 24 leitos e começa a funcionar com oito leitos ativos. A expectativa é que se chegue à ocupação de 20 leitos na medida em que estrutura e recursos humanos forem se viabilizando para atender a demanda e incorporar a unidade externa de Jaçanã.

Em 2014, os atendimentos foram transferidos para o Instituto de Psiquiatria (IPq) e numa unidade de internação no Jaçanã, após desativação temporária do Hospital Auxiliar de Cotoxó (HAC) para reforma. Na prática, a transferência dos Cuidados Paliativos para o IOT é a unificação dessas duas unidades de internação, beneficiando todo o fluxo e tratamento com os pacientes e seus familiares, evitando outras mobilizações, como, por exemplo, a permanência numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

IV Winter School acontece em julho na FMUSP

winterA Faculdade de Medicina da USP receberá 69 estudantes de instituições de 25 universidades de 16 países para o quarto FMUSP Medical Winter Schools, que acontecerá entre os dias 16 e 27 de julho. Estão inscritos alunos de países como Inglaterra, Bélgica, Itália, Holanda, Hungria, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, México e Peru entre outros.

O programa, gratuito e em inglês, é destinado a alunos de graduação da FMUSP e de universidades conveniadas. Serão duas semanas de atividades educacionais em nove diferentes tópicos: Patologia de Autópsia, Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Doenças Infecciosas, Psiquiatria e Medicina Física e Reabilitação. Os alunos foram selecionados com base no desempenho escolar, prêmios e/ou notáveis atividades acadêmicas e representatividade institucional.

Além do programa educacional, também haverá visitas ao Sistema Único de Saúde do Complexo HCFMUSP e encontros sociais organizados pelos estudantes brasileiros para que os participantes vivenciem e desfrutem da cultura e diversão de São Paulo.

Turma da Mônica reforça o time da Campanha do Agasalho 2018

camapanha agasalho

A Campanha do Agasalho, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama Lúcia França, neste ano conta com a participação da Turma da Mônica, que estará presente em todas as peças de comunicação da Campanha, incentivando a população a participar com o slogan "É tempo de doar!".

O lançamento da Campanha aconteceu no Parque da Mônica, na zona sul da capital, com a presença do criador da Turminha, Mauricio de Sousa, do diretor da Mauricio de Sousa AO VIVO, Mauro Sousa, além dos parceiros das Secretarias de Estado, Autarquias, iniciativa privada e sociedade civil.

No Hospital das Clínicas, parceiro tradicional da iniciativa, a arrecadação das doações inicia nesta segunda-feira, 11 de junho. Assim como nos anos anteriores, caixas para a coleta estarão espalhadas estrategicamente pelo Complexo HCFMUSP para receber as peças de roupas, em bom estado, até 3 de agosto.

O Fundo Social recebe doações durante todo o ano em seu depósito. As peças arrecadadas são destinadas para os municípios do Estado e para as entidades sociais da capital cadastradas no Fundo Social, além de hospitais e albergues, que se encarregam de distribuí-las para o público em situação de vulnerabilidade social.

Para saber mais, acesse www.campanhadoagasalho.sp.gov.br

Dia 19 tem oficinas abertas ao público idoso para prevenção de quedas

No dia 19 de junho, a Divisão de Fisioterapia do Instituto Central (ICHC) irá promover atividades para orientar e conscientizar a população, com mais de 60 anos, sobre os cuidados que deve ter para a prevenção de quedas. Oficinas, abertas ao público, irão focar, de forma prática, a prevenção de quedas no domicílio e a melhora do equilíbrio, por intermédio da Realidade Virtual.

Segundo a fisioterapeuta Deise Ferreira, organizadora do evento, as consequências decorrentes da queda têm grande impacto na qualidade de vida do idoso, pois podem levar a restrição da mobilidade, incapacidade funcional, potencialização do isolamento social, insegurança e medo, fatores que predispõem a ocorrência de novas quedas.

Os participantes também poderão tirar dúvidas sobre os cuidados com a alimentação, medicação e de enfermagem. Orientações com assistente social completarão as atividades que acontecerão no Espaço Ecos, das 9h às 12h, 2º andar da interligação ICHC com o Prédio dos Ambulatórios.