img imprensa1

Setembro Amarelo - campanha nacional de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo - campanha nacional de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio. Durante todo o mês e também em outras ocasiões, o Jornal da USP entrevistou especialistas, divulgou iniciativas e publicou artigos sobre o assunto sob os mais variados enfoques.

A publicação indica um mapa da saúde mental nos campi da Universidade de São Paulo (USP). Muitos destes serviços são abertos também à população em geral. Todas as iniciativas são gratuitas, contam com coordenação profissional e ocorrem de forma contínua – por isso programações e projetos pontuais não foram incluídos.

Saiba mais: https://goo.gl/xJNtLB.

Fonte: Jornal da USP – Especial Setembro Amarelo

Médicos do ICHC promovem campanha no Dia Nacional do Doador de Órgãos

Médicos do ICHC promovem campanha no Dia Nacional do Doador de ÓrgãosNo próximo dia 27, Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, médicos do Instituto Central (ICHC) e pacientes transplantados, em tratamento no hospital, irão conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

A ação acontecerá, das 10h às 16h, em frente ao Prédio dos Ambulatórios (PAMB), por onde circulam diariamente mais de 10 mil pessoas, e Estação Clínicas do Metrô. Participarão da iniciativa, a OPO – Organização de Procura de Órgãos, o Instituto do Coração (InCor) e ONG Viva Transplante.

Segundo a Dra. Débora Terrabuio, do Departamento de Gastroenterologia e coordenadora da iniciativa, é preciso esclarecer as pessoas sobre a importância da doação. A recusa dos familiares dos possíveis doadores continua sendo o principal entrave.

O Brasil tem mais de 32 mil pacientes em lista de espera de um órgão, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Transplantes de Órgãos. Para muitos deles, a espera pode ser fatal, explicou a médica.

Para ser doador não é necessário deixar documento por escrito. Basta autorização dos familiares, após o diagnóstico de morte encefálica.

Em 2017, o Instituto Central realizou 509 transplantes, sendo 201 de rim, 81 de medula óssea, 125 de fígado, 96 de córnea, 4 de pâncreas, 1 de intestino e 1 de útero. Em 2018, já foram mais 321 transplantes, de janeiro a agosto.

Prof. Dr. Clovis Artur Almeida da Silva agraciado com prêmio Pedro Nava da SBR

Prof. Dr. Clovis Artur Almeida da Silva

Dr. Clovis Artur Almeida da Silva, Professor Associado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), recebeu no dia 5 de setembro o Prêmio Pedro Nava conferido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). O prêmio foi entregue no Rio de Janeiro durante o Congresso Brasileiro de Reumatologia.

O Prêmio Pedro Nava é destinado ao autor brasileiro que mais tenha se destacado no biênio que anteceda o Congresso Brasileiro de Reumatologia, relativamente à publicação de artigos em periódicos indexados e em edição de livros versando sobre assuntos científicos na área de Reumatologia.

Profa. Ana Claudia Latronico conquista Prêmio Laureate da Endocrine Society

Profa. Ana Claudia LatronicoA Profa. Ana Claudia Latronico, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e chefe do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Instituto Central (ICHC), foi uma das vencedoras do Prêmio Laureate, da Sociedade de Endocrinologia Americana. O anúncio foi feito, no último dia 6 de setembro, em Washington.

O Prêmio Laureate reconhece as maiores conquistas no campo da endocrinologia, incluindo pesquisas inovadoras e inovações em cuidados clínicos. A Profª Ana Claudia Latronico contribui no desenvolvimento de um centro internacionalmente reconhecido para a identificação de novas mutações genéticas associadas a doenças endócrinas. Ela desenvolveu um estudo pioneiro, intitulado Mutações inativadoras do gene MKRN3”, sobre as causas genéticas da puberdade precoce familiar em crianças, o que resultou na identificação de um novo fator inibidor ligado ao desenvolvimento sexual prematuro.

Não é a primeira vez que a pesquisadora é premiada. Em 2003, ela ganhou o prêmio Richard E. Weitzman da Society.

A premiação será entregue aos vencedores em março de 2019, durante o ENDO 2019, 101º Encontro Anual da Endocrine Society , que acontecerá de 23 a 26 de março, em New Orleans, Louisiana.

A Profª Ana Claudia Latronico passa a fazer parte de um seleto grupo de 13 pesquisadores, vencedores do prêmio, concedido aos especialistas que contribuem, de forma excepcional, para o campo em áreas geográficas com recursos subdesenvolvidos para pesquisa, educação, prática clínica ou administração de saúde hormonal.