Brigada de Incêndio do InCor controla incêndio em torres de resfriamento do sistema de ar condicionado

Brigada de Incêndio do InCor controla incêndio em torres de

Brigada de Incêndio do InCor controla incêndio em torres de 2

Ação rápida da Brigada de Incêndio do InCor – Instituto do Coração controlou o fogo em duas torres de resfriamento do sistema de ar condicionado, na última sexta-feira, 18 de janeiro. Esses equipamentos ficam no último andar de prédio anexo ao Instituto.

Em pouco tempo o fogo foi controlado. Nesse período, o Corpo de Bombeiros já estava no local. Não foram registradas vítimas.

O Corpo de Bombeiros destacou, em sua página na rede social do Twitter, a eficácia da Brigada do InCor ao efetuar a chamada extinção primária do fogo. O trabalho prosseguiu com atuação dos Bombeiros da Polícia Militar.

As torres de resfriamento do sistema de ar condicionado ficam no último andar de um prédio anexo ao InCor, onde não há atendimento a pacientes. Ali ficam caldeiras, subestação elétrica e de ar comprimido.

Devido à fumaça, pacientes em atendimento no hospital-dia e áreas de diagnóstico do Bloco III do InCor foram retirados dali. Um grupo de 16 pacientes internados na Emergência Referenciada no andar Térreo do Bloco III foi transferido para a ala do Pronto Socorro no Térreo do Bloco I. Assim que houve liberação por parte do Corpo de Bombeiros, esses 16 pacientes retornaram ao Bloco III.

Foi fundamental a sinergia entre a liderança do InCor e de suas equipes, bem como a participação da Administração Superior do HCFMUSP.

A Instituição HCFMUSP agradece ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela competência técnico-profissional no combate ao incêndio nas duas torres de refrigeração do sistema de ar condicionado do InCor.

Importância da participação dos funcionários na formação da Brigada de Incêndio

Importância da participação dos funcionários na formação da Brigada de Incêndio


O Coordenador da Brigada de Incêndio do InCor, Paulo César B. Fonseca destacou o trabalho dos brigadistas, bombeiros civis e setor de Engenharia do Instituto do Coração. Essa ação conjunta evacuou o Bloco III e Bloco I, enquanto outros homens da equipe combatiam fogo que irrompeu numa das torres e se estendeu para o segundo equipamento.

Na chegada das primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e equipe do GRAU - Grupo de Resgate e Atendimento de Urgências da Secretaria de Estado da Saúde, o fogo já estava controlado. O Coordenador da Brigada de Incêndio lembrou que, em outubro do ano passado, o InCor efetuou - sob orientação e participação do Corpo de Bombeiros - treinamento de evacuação do prédio. "Esses treinamentos são muito importantes em benefício da segurança de todos" - disse.

Na tarde de sexta-feira, 18 de janeiro, uma reunião de avaliação da ação da manhã foi realizada no Anfiteatro do InCor em que todos - brigadistas, bombeiros civis e o pessoal da Engenharia - foram cumprimentados pela ação feita com eficácia técnica, cujo resultado não provocou vítimas pessoais e não trouxe transtornos maiores aos atendimentos no InCor.

Imagine 2019 - XVII Congresso de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Imagine 2019

O Instituto de Radiologia (InRad) convida a todos a participarem do XVII Congresso de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Imagine 2019, que será realizado de 14 a 16 de março, no Centro de Convenções do InRad.

A Comissão Organizadora está preparando uma programação científica de alto nível, envolvendo questões, desafios atuais e futuros da ultrassonografia e diagnóstico por imagem, e contará para isso com a participação de renomados convidados com reconhecida experiência nos temas a serem apresentados.

Mais informações: https://imagine2019.com.br/.

Colaboradores se reúnem em evento “ICESP 10 Anos de Conquistas”

Colaboradores se reúnem em evento ICESP 10 Anos de Conquistas

O encontro de encerramento do ano “ICESP 10 Anos de Conquistas” reuniu colaboradores, médicos, professores, representantes do Hospital das Clínicas (HC) e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em uma apresentação realizada pela Diretora Executiva do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Joyce Chacon, que fez o balanço de uma década de conquistas e desafios vividos dentro da Instituição.

Entre os temas abordados no encontro, um levantamento do número de colaboradores foi mostrado, totalizando hoje 4.837. Pacientes atendidos até 2018 são mais de 100 mil. Outra curiosidade apresentada foi sobre a quantidade de pessoas que circulam pelo Instituto diariamente, o número gira em torno de 10 mil.

Foi apresentada, também, uma série de informações sobre os resultados alcançados na área do ensino, da pesquisa, assistência, prêmios obtidos, reconhecimentos na área da sustentabilidade, as perspectivas do planejamento estratégico institucional, reformas estruturais concretizadas, além de uma retrospectiva dos principais destaques de cada ano, desde a abertura do ICESP.

“O objetivo desta apresentação é reconhecer e agradecer cada profissional. O que faz do ICESP uma Instituição diferente são justamente as pessoas que trabalham aqui. Cada um é parte fundamental do que somos hoje e do que conquistamos ao longo desses anos” conclui a Diretora.

Aproveitando o encontro, Joyce falou sobre os livros da “Série Oncologia do Instituto do Câncer” que, em parceria com a Editora Atheneu, contará ainda com uma plataforma de ensino online. Ela explica que os cursos estarão atrelados aos manuais que já foram elaborados, com a missão de disseminar o conhecimento e o que já é praticado dentro do Instituto. Outro resultado da parceria com a Editora Atheneu é o lançamento do livro comemorativo de 10 anos do hospital, que conta a trajetória do Instituto desde a sua inauguração, em maio de 2018.

O Diretor-geral, Prof. Dr. Paulo Hoff, recebeu uma homenagem e, em seguida, fez um discurso de agradecimento, contando um pouco da história de como o ICESP nasceu. “Raramente você tem a oportunidade de participar da construção de um sonho. Tivemos a chance, 10 anos atrás, de fazer algo diferente. Podemos dizer que a nossa pesquisa clínica é hoje a mais bem organizada do Brasil, no volume de quantidade e qualidade”, afirma.

“Se hoje temos um tripé bem consolidado em ensino, pesquisa e assistência, somos reconhecidos internacionalmente e temos a aprovação de nossos pacientes é porque cada pessoa que trabalha aqui fez isso ser viável. Somos prova de que é possível oferecer tratamento oncológico de qualidade, com bom atendimento dentro do SUS, em nosso País”, finaliza.

O Prof. Dr. Roger Chammas, Presidente do Conselho Diretor do ICESP e coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO), também recebeu uma homenagem e encerrou o encontro com um discurso, reforçando alguns valores primordiais do Instituto. Chammas lembrou sobre a importância da gestão em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina (FFM), o que propiciou, segundo ele, a diferença que o ensino e a pesquisa representam no amadurecimento do hospital.

“Não imaginava aprender e viver coisas de maneira tão intensa e gostosa. Sempre buscamos a excelência, um dos valores da nossa Instituição, e hoje somos uma referência, vocês fazem parte disso comigo. Tivemos 96% de taxa de aprovação de nossos pacientes, isso é resultado da liderança, que valorizou o que realmente deveria, é reflexo do trabalho de cada colaborador, que faz a assistência e o cuidado humanizado ser algo possível. Obrigado por sonharmos juntos e tornar o sonho em uma realidade. É uma honra trabalhar com cada um de vocês”, declara.