Fórum HCFMUSP compartilha práticas de excelência na SAHE 2019

Fórum HCFMUSP compartilha práticas de excelência na SAHE 2019

Está comprovado que os cuidados com a saúde do trabalhador geram benefícios para as empresas e funcionários. Pensando nisso, o setor da saúde tem se conscientizado sobre a importância do bem-estar do colaborador para o aumento da produtividade e da satisfação do cliente e vem investindo cada vez mais em programas especializados para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Nesse contexto, a SAHE – South America Health Exhibition 2019 apresenta o Fórum Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), cujo tema é “Compartilhando e debatendo as práticas de excelência do maior Hospital da América Latina”. Entre os palestrantes do Fórum está José Luis de Lira, Coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) do hospital.

Lira discutirá o tema “Como alcançar a eficiência operacional sem comprometer a saúde do colaborador”, orientando os profissionais da área sobre qualidade de vida, visando proporcionar uma maior eficiência e produtividade nas empresas. “Bons salários e benefícios são importantes, mas a saúde do colaborador é fundamental, tendo em vista que o profissional da saúde é testado emocionalmente o tempo todo. Precisamos ter funcionários saudáveis quanto ao aspecto físico e emocional para que possamos superar as barreiras impostas por este ramo de atividade”, ressalta.

A expectativa do palestrante é grande para a SAHE. De acordo com ele, o compartilhamento de experiências engrandece o debate no segmento da saúde, que vem passando por grandes transformações, tanto na organização pública, quanto na privada.

A programação completa do Fórum do HCFMUSP já está disponível no site da SAHE. As inscrições para este e os demais fóruns também podem ser feitas através do mesmo site.

Fórum Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)
Local: Durante a SAHE – South America Health Exhibition 2019 (12 a 14 de março), no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo
Data do Fórum: 12 de março de 2019
Inscrições: www.sahe.com.br 

Museu resgata a história da Medicina Nuclear do Brasil

Museu resgata a história da Medicina Nuclear do Brasil

Inaugurado, na sexta-feira (8 de fevereiro), o Museu do Centro de Medicina Nuclear Professor Alípio Luiz Dias Neto, órgão vinculado ao InRad – Instituto de Radiologia. O nome do museu é homenagem póstuma ao trabalho do Prof. Dr. Alípio Luiz Dias Neto, físico, cientista, pesquisador e um dos fundadores do prédio da Medicina Nuclear - InRad - HCFMUSP.

Nascido em 10 de novembro de 1929 e falecido, aos 74 anos, em 9 de março de 2004, o Prof. Dr. Alípio Luiz Dias Neto dedicou-se ao Centro de Medicina Nuclear do HCFMUSP ao longo de sua vida. Desde 1959 atuava no CMN como físico à época em que o órgão era dirigido pelos fundadores Profs. Drs. Ted Eston de Eston (1919-2001) e Verônica Rapp Eston (1918-2014). Entre 1988 e 1995, Prof. Dr. Alípio foi Diretor do Centro.

A inauguração do Museu também lembrou os 70 anos do Laboratório de Isótopos, que começou a funcionar em outubro de 1949, e foi o primeiro laboratório no país a trabalhar com material radioativo para fins medicinais. Marcou ainda os 60 anos do Centro de Medicina Nuclear, cujo início de atividades aconteceu em 26 de janeiro de 1959 e se tornou o primeiro centro de formação de especialistas em Medicina Nuclear no país.

O acervo do Museu reúne equipamentos hoje históricos, fotografias, vasta e preciosa documentação e parte da biblioteca do Prof. Dr. Alípio Luís Dias Neto. O significado do Museu é resgatar o momento histórico, integrando o estudo e convivência entre as gerações voltadas para o futuro da especialidade no Brasil.

Estiveram presentes o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; o Assessor Militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Capitão de Fragata Clayton França Menezes; o Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia e Diretor do Centro de Inovação do Hospital das Clínicas FMUSP, Prof. Giovanni Guido Cerri.

Também prestigiaram a cerimônia a Diretora Executiva do Instituto de Radiologia do HCFMUSP, Dra. Marisa Madi; o Diretor do Centro de Medicina Nuclear do InRad, Prof. Dr. Carlos Alberto Buchpiguel; o Coordenador da Comissão Organizadora do Museu do Centro de Medicina Nuclear, Prof. Dr. Marcelo Tatit Sapienza; o Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes e o responsável pela Residência Médica da Medicina Nuclear da FMUSP, Prof. Dr. Fausto Haruki Hironaka.

Desenvolvimento pessoal que transforma

Desenvolvimento pessoal que transformaConheça um curso especial: Riqueza Pessoal e Gestão Equilibrada dos Recursos da vida. O curso semipresencial, com aulas no HC e videoaulas disponibilizados pela plataforma de Educação à Distância da Escola de Educação Permanente (EEP), foi estruturado para aqueles que desejam atingir a alta performance na vida pessoal e no trabalho.

Nesse curso o participante irá aprender a lidar com as adversidades do mundo atual, um mundo complexo e disruptivo, denominado de Mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), através do equilíbrio dos 5 maiores Recursos da Vida: Dinheiro, Saúde, Conhecimento, Tempo e Emoção.

Clique aqui para mais informações. Desconto para colaboradores e dependentes.

Essa ação é uma parceria entre o Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), EEP e ZenEconomics.

Ação do Corpo de Bombeiros e brigadistas do InCor ganha homenagem

Ação do Corpo de Bombeiros e brigadistas do InCor ganha homenagem

A Administração Superior do HCFMUSP e o Instituto do Coração homenagearam, na quinta-feira (7 de fevereiro), os Brigadistas do InCor e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela ação rápida e eficaz que evitou vítimas e conteve incêndio ocorrido em duas torres de refrigeração do sistema de ar condicionado do Instituto do Coração no último dia 18 de janeiro.

Atuação e competência de equipe, coragem e eterna gratidão pelo sentimento de amor ao próximo foram palavras expressas a todas aqueles que estiveram presentes em sua missão profissional no dia do incidente registrado no anexo ao prédio do Instituto do Coração.

Em evento no Anfiteatro do InCor, marcado pelo tom festivo, os homenageados receberam placas especiais e cumprimentos do Secretário Executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. Alberto Kanamura, que representou o Secretário Estadual da Saúde, Dr. José Henrique Germann Ferreira.

Ele participou da mesa solene, ao lado do Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho; da Chefe de Gabinete do HCFMUSP, Drª. Elizabeth de Faria; o Presidente do Conselho Diretor do InCor, Prof. Dr. Roberto Kalil Filho; a Diretora do Corpo Clínico do InCor, Profª. Drª. Ludhmila Hajjar; e o Diretor Executivo do InCor, Dr. Edison Tayar.

Pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, o Major Walmir Magalhães, do 1º Grupamento de Incêndio recebeu as homenagens. Os demais agraciados foram o Bombeiro Civil do InCor, Thiago Pereira da Silva; a Diretora de Coordenação de Enfermagem do InCor, Drª. Jurema da Silva Herbas Palomo; o Coordenador da Brigada do InCor, Paulo César Bernardo Fonseca; e os brigadistas Diego Antonio Furtado Leite, Emerson Silva Nunes de Sá e Luiz Simino Neto.

Também receberam placas especiais os líderes de andar da Brigada do InCor: Elisa Neri (10º andar Bloco II); Cleber Tolfo (9º andar Bloco II); Vanessa Gois de Souza (5º andar Bloco II); Aline Cristina Barbosa Ribeiro (2º andar Bloco II); Priscila Zachi (1º andar Bloco II); Selma Cristina Quaia Fortunato (1º andar Bloco I); Antonio Alves (AB Bloco I); Sueli da Silva (subsolo Bloco I); e Joyce Kawakami (1º subsolo Bloco II).